Sustentabilidade
Ingredientes nocivos encontrados nos cosméticos e produtos de higiene mais conhecidos:
Existe uma lista vasta de ingredientes nocivos presentes nestes produtos, e para dificultar a compreensão do consumidor, eles vêm representados nos rótulos em letras minúsculas, em siglas, ou em inglês. O que torna a tarefa de compreender e identificar estes ingredientes, cada vez mais difícil.
Escolha por um fornecedor que valorize um rótulo claro, com as informações da composição legíveis e em português. Só assim iremos conseguir identificar estes produtos antes de compra-los.
Veja alguns dos componentes e seus malefícios tanto aos seres humanos, animais e meio ambiente como um todo:
- Triclosan: (TSC) ou Triclocarban conhecido também pela sigla (TCC)
Esses ingredientes podem ser considerados como um potente bactericida e está presente em sabonetes, pastas de dente e desodorantes. É altamente prejudicial para pele, olhos e mucosas humanas, fazendo com que essas partes se tornem vulneráveis à absorção de outras substâncias. O uso de produtos que contenham estes componentes pode fazer com que as bactérias que queremos eliminar se tornem cada vez mais resistentes e presentes – superbactérias. O efeito causado será o agravamento daquilo que se quer evitar, ou seja, no caso dos desodorantes, o mau odor na área das axilas, será mais forte, já que as bactérias se tornaram resistentes e agora em maior número. O triclocarban é capaz de desregular a produção de hormônios sexuais e aumentar as chances de aparecimento de câncer de mama e de próstata. Além disso, essa substância causa poluição dos corpos hídricos, afetando a qualidade da água de forma irreversível.
- Formaldeído e liberadores de formaldeído: FORMALDEHYDE, QUATERNIUM-5, QUATERNIUM-15, DIMETHYL-DIMETHYL (DMDM) HYDANTOIN, IMIDAZOLIDINYL UREA, DIAZOLIDINYL UREA, SODIUM HYDROXYMETHYLGLYCINATE, 2-BROMO-2-NITROPROPANE-1,3-DIOL (BROMOPOL), TOSYLAMIDE, POLYOXYMETHYLENE UREA, 5-BROMO-5-NITRO-1,3 DIOXANE, METHENAMINE, FORMALIN, FORMIC ALDEHYDE, MERTHADEHYDE, METHANAL, OXOMETHANE, OXYMETHYLENE, BFV, GLYOXAL
Nos cosméticos, o formaldeído pode ser encontrado em produtos para as unhas, cola para cílios postiços, gel, cremes e produtos para alisamento capilar, xampu de criança, sabonete líquido e em barras para o corpo, desodorantes e cremes para a pele em geral. Liberam constantemente pequenas quantidade de fomadeído, que é muito volátil e facilmente se desprende de produtos, como os sabonetes. Além de liberarem formaldeído, essas substâncias têm função antibacteriana, assim como o triclosan. Desse modo, também podem promover a resistência bacteriana.
- Etanolaminas: Nome nos rótulos: diethanolamine; monoethanolamine; triethanolamine; cocamide MEA; cocamide DEA; cocamide TEA; TEA-Lauryl Sulfate; DEA-cetyl phosphate; DEA oleth-3 phosphate; lauramide DEA; linoleamide MEA; myristamide DEA; oleamide DEA; stearamide MEA.
Compostos de amônia, que ajustam pH, neutraliza acidez de fórmula e estabiliza textura do cosmético. Está mais presente em shampoos, condicionadores, tinturas, loções, produtos de limpeza, makes, fragrânciasÉ responsável por muitas alergias e irritações de pele. Sua exposição prolongada e abusiva, pode gerar problemas maiores como crescimento de tumores cancerígenos, lesões hepáticas e insuficiência renal.
- BHA e BHT, butylated hydroxyanisole, butylated hydroxytoluene, antioxyne b, antrancine 12, eec n°e320, embanox; nipantiox 1-f, protex, sustane 1-f, tenox BHA, DBPC, advastab 401, agidol, agidol 1, alkofen BP, antioxidant 29, antioxidant 30, antioxidant 4, antioxidant 4K, antioxidant KB e antrancine 8.
A função do BHA e do BHT é de atuar como conservante e antioxidante. Com função conservante, eles atuam inibindo o crescimento de microrganismos; como antioxidantes, os compostos impedem a oxidação e sequestram radicais livres. São encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes.
- Parabenos, parabens, methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben.
Os parabenos são produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela sua ação antimicrobiana e antifúngica. O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais - ele possui uma atividade estrogênica - por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino.
- Liberadores de dioxano:
Muitos cosméticos, como shampoos, medicamentos e produtos de limpeza, podem conter substâncias que carregam o 1,4-dioxano. São elas: polietilenos glicóis (polyethylene glycols - PEGs), polietilenos (polyethylene), polioxietileno (polyoxyethylene) e ceteareth, sendo que os nomes em inglês são os que aparecem na descrição das embalagens. O 1,4-dioxano ou 1,4-dioxane (em inglês) é um composto orgânico volátil (VOC) e pode estar presente em grandes quantidades na água já tratada, causando danos ao fígado e rins, câncer de fígado e câncer na cavidade nasal caso ocorra inalação. O composto é considerado pela IARC como possivelmente carcinogênico para seres humanos. As chamadas dioxinas, referem-se a uma classe de substâncias nas quais também estão relacionadas ao 1,4-dioxano.
- Propilenoglicol
É um produto utilizado como diluente de outras substâncias e usado em ampla variedade de cosméticos. O perigo no seu uso está ligado a problemas de pele, como alergias e irritações.
Para saber se o cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.
- Ureia
Um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos é a ureia, tanto pela eficácia quanto pelo baixo preço. Mas vale lembrar que a ureia é proibida para mulheres grávidas, pois ela penetra profundamente na pele e tem a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até ao feto em formação, ocasionando graves consequências ao bebê.
- Lauril sulfato de sódio (LSS) (SLS), Lauril éter sulfato de sódio, Lauril éter sulfonato de sódio, Sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate, sodium laureth sulfate, sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate, sodium polyoxyethylene klauryl sulfate, monododecyl ester sodium salt sulfuric acid, sodium dodecyl sulfate, sodium lauryl sulfate, sodium salt sulfuric acid, sulfuric acid monododecyl ester sodium salt, sulfuric acid, sodium salt, sodium cetearyl sulfate, magnesium sulfate, ammonium lauryl sulfate, sodium trideceth sulfate, TEA-lauryl sulfate magnesium laureth sulfate, entre outros.
O lauril sulfato de sódio é um tensioactivo aniônico, um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e industrial. A substância tem propriedade detergente, pois, com a ação emulsificante, remove a gordura e o óleo das superfícies. Além de produzir espuma e ter efeito solubilizante. Muitas pessoas associam a formação de espuma à limpeza. E isso é um grande engano.
O meio ambiente é o principal afetado pela presença do ingrediente nas fórmulas! Quando descartado na natureza, o ingrediente interfere no desenvolvimento do bioplâncton, que é exatamente o início da cadeia alimentar dos peixes. Ou seja, é tóxico para animais aquáticos.
- Petrolatos: Petroleum oil (Petróleo), Petroleum Jelly (Óleo de Vaselina), Petrolatum (Petrolato), Mineral oil (Óleo Mineral), Mineral Jelly (Geleia Mineral), Liquid Paraffin (Parafina Líquida), PARAFFIN, PARAFFINUM LIQUIDUM, PETROLATUM, RED PETROLATUM, C10-11 ISOPARAFFIN, C13-14 ISOPARAFFIN, C13-16 ISOPARAFFIN, C15-35 ISOPARAFFIN/ISOALKYLCYCLOALKANES, C18-50 ISOPARAFFIN, C18-70 ISOPARAFFIN, C20-40 ISOPARAFFIN, CHLORINATED PARAFFIN, BETA-METHYL-CYCLODODECANEETHANOL, DIISOCETYL DODECANEDIOATE, DIOCTYLDODECYL DODECANEDIOATE, DODECANE, DODECANEDIOIC ACID, DODECANEDIOIC ACID/CETEARYL ALCOHOL/GLYCOL COPOLYMER, DODECANENITRILE, EPOXYCYCLODODECANE, ETHYLENE DODECANEDIOATE, ISODODECANE, METHOXYCYCLODODECANE, TETRAMETHYL-5-OXATRICYCLODODECANE, C7-8 ISOPARAFFIN, C8-9 ISOPARAFFIN, C9-13 ISOPARAFFIN, C9-14 ISOPARAFFIN, C9-16 ISOPARAFFIN, C10-13 ISOPARAFFIN
O petrolato é um dos derivados do petróleo cru, que, após a desparafinação (retirada da parafina) de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. Ele também pode ser comercializado sob o nome de vaselina, óleo mineral, ou parafina líquida, e é usado em remédios, cosméticos e produtos para cabelo em larga escala, graças ao seu baixo custo.
Usar no cabelo substâncias derivadas de petróleo, além de não hidratá-los de verdade, pois cria apenas uma impermeabilização nos fios, pode trazer consequências ruins para a saúde humana e para o meio ambiente. Passá-los na sua cabeça todos os dias pode não ser uma boa ideia.
Não solúveis em água, Ele é prejudicial aos organismos aquáticos, e a água contaminada é imprópria para uso ou consumo humano. Deve-se evitar derramamentos ou descarte na natureza, pois podem alcançar lençóis freáticos subterrâneos via percolação (absorção pela porosidade do solo). Já na superfície da água, por ser mais denso em relação a ela e pouco solúvel, ele forma uma película impermeável entre o líquido e a atmosfera, impedindo o plâncton de efetuar trocas gasosas saudáveis de oxigênio com o ar, o que o afeta negativamente. Felizmente, ele não evapora, pois possui baixa pressão de vapor.
O petrolato forma um filme que repele a água na área em que foi aplicado, criando uma barreira contra a evaporação da umidade natural da pele e também contra microorganismos que possam causar infecções. Ou seja, ele não promove hidratação de fato, ele cria uma barreira que evita a perda da umidade.
O principal fator que torna a nossa marca uma referência em sustentabilidade, é justamente a capacidade em utilizarmos matéria prima totalmente livre de qualquer componente nocivo, que ocasionam terríveis malefícios ao nosso corpo e a toda biodiversidade do planeta.
O nosso cliente, ao utilizar os nossos produtos não estará apenas recebendo qualidade, mas sim, a oportunidade de não gerar impactos à sua saúde e natureza. os ingredientes que utilizamos não geram resíduos permanentes à natureza. Utilizamos apenas o que o mercado oferece de produtos que geram resíduos biodegradável, compostaveis e compatíveis com o meio ambiente (origem vegetal).
Nossas embalagens seguem nesta mesma premissa. O que não pode ser absorvido, é utilizado em materiais recicláveis, ou seja, pode ser reaproveitado. Nossa equipe é incansável, estamos diariamente em busca de novas tecnologias que resolvam impactos ambientais, somente incorporamos aquilo que de fato soluciona, com verdade e responsabilidade.
De forma simples, pura e nada mais;
Boutique da Mata - Fórmulas Orgânicas de Bem -Estar